Sublimação

O que é e qual é a aplicação da sublimação?

    A sublimação é uma técnica de impressão que tem a finalidade de estampar tecidos e outros materiais por meio de uma impressora de jato de tinta, um papel especial e uma prensa térmica.

    Para conhecer um pouco mais sobre este trabalho, elaboramos este post contando o que de fato é a sublimação e como ela funciona. Fique por dentro dos detalhes e descubra um pouco mais sobre este universo!

    O que é a sublimação?

    Em termos químicos, sublimação significa a passagem de algo em estado sólido para o gasoso, sem que a substância passe pelo líquido.

    E o que isso tem a ver com a técnica de sublimação para tecido? É que a tinta sublimática passará do estado sólido para o gasoso também de forma direta, por isso recebeu esse nome. É uma forma revolucionária criada pela estamparia!

    Como funciona?

    Para fazer este tipo de trabalho, você terá de ter um equipamento que tenha sido desenhado para este fim ou que dê suporte a este tipo de tecnologia.
    Há duas maneiras de realizar o procedimento de sublimação: a transferência térmica e a impressão direta.

    Transferência térmica

    A transferência térmica é uma técnica mais antiga e comumente usada para sublimação. Ela consiste em usar um papel especial que recebe a impressão e é colocado em cima da superfície escolhida, onde a imagem é transferida por meio de calor e pressão.